Páginas

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Mercado de trabalho canadense

Peço desculpas pela ausência no blog, mas estes dias me deram subsídio para escrever esta postagem. Tenho estado muito envolvida na busca por emprego, em escrever Resume (como eles chamam o Curriculum Vittae) e Cover Letter (uma carta de apresentação, quase mais importante que o próprio currículo aqui), e tudo o mais que essa rotina envolve. E, confesso, também estou bastante decepcionada e desanimada. Deixem-me explicar!
A procura por imigrantes faz o governo maquiar o que não é bom aqui - processo natural e necessário. Quando abrem as chamadas de imigrantes, sempre há vinculada a ideia de que o mercado de trabalho é muito bom, paga bem e quer pessoas qualificadas. Todos que procuram pelo Canadá encontram isso e ficam animados com a possibilidade de ganhar bem fazendo qualquer coisa. Esta parte é realmente verdadeira, pois toda mão de obra, qualificada ou não, é bem paga. O parâmetro de pagamento é por hora trabalhada, e ainda não vi anúncios que oferecessem menos de 10 dólares por hora. Trabalhando 40h por semana, no final do mês isso soma 1600 dólares canadenses (cad). Comparando com o mercado de trabalho brasileiro, isso é muita grana! O salário mínimo daqui é o equivalente ao que ganhava no Brasil trabalhando como psicóloga. A diferença é que as coisas são mais acessíveis, e para quem ganha em dólares, dá pra fazer muita coisa com esse dinheiro. Trabalhador qualificado ganha muito mais que isso (para PhD, equivalente ao nosso doutorado, pagam mais de 40 cad/hora) o que, consequentemente, rende muito mais coisa também.
Agora vamos para a parte triste da história: quem vem para cá com a ilusão de trabalhar em empregos da sua área já se decepciona de cara: a maior parte das profissões são regulamentadas, o que exige que você valide seu diploma, e muitas tem órgãos regulamentadores, como nossos conselhos de classe, e você também vai ter que se registrar e ser aceito neles. Isso leva ao menos 2 anos (sendo otimista) e vai te custar muita grana, pois é necessário trascrever todos os diplomas, históricos e certificados (com tradutor juramentado, que cobra por palavra traduzida), e por vezes solicitam que você faça disciplinas adicionais em alguma faculdade canadense para equivaler ao aprendizado de quem faz toda a faculdade daqui, somando o custo com inscrição e mensalidade - lembrando que todas universidades são pagas, inclusive as públicas.  Muitas vezes é mais rápido/barato fazer a faculdade de novo, pagando todas as taxas e mensalidades, com a vantagem de ter um diploma daqui. Porém, por mais difícil e doloroso que seja esse processo, vale a pena, pois o mercado de trabalho para pessoas qualificadas é realmente muito bom e paga muito bem, pois estes profissionais estão, de fato, em falta.
Mas e até lá? É um processo longo e caro, não dá para ficar parado todo este tempo. Enquanto isso, você volta a ser um profissional sem qualificação, dependendo de empregos que não exijam mão de obra qualificada. Aqui vem a maior decepção: este mercado está saturado, e para conseguir ingressar nele é necessário enfrentar os mesmos problemas que no Brasil: ou você tem QI (quem indica), ou tem experiência, ou tem um bom argumento de que você é realmente bom, ou está ralado. Existem, claro, os subempregos, ou empregos ilegais, que também vão depender que alguém te indique, e são um pouco mais fáceis, mas sem nenhum direito ou garantia (ainda mais você sendo estrangeiro).
Vou contar a minha experiência: no Brasil sou graduada e mestre em psicologia, e trabalhei por 3 anos e meio em um emprego público. Também trabalhei por meio ano como maquiadora profissional freelance, o que até agora tem salvo meu currículo. Não posso trabalhar como psicóloga, e minha experiência é voltada somente a isso - então, tecnicamente, não tenho experiência válida aqui. Quando alguém lê meu currículo para emprego no comércio, por exemplo, a única coisa que valorizam é a prática de maquiadora, pois consideram que esta é universal (não precisa de validação) e é o mais perto que chego de ter experiência na área, mas ainda não é o que eles precisam. Já aconteceu, também, de me julgarem qualificada demais para um emprego simples, sendo, portanto, mais cara do que alguém que possui só o ensino médio, sendo mais vantagem ao empregador contratar outra pessoa menos qualificada. Então, ou sou qualificada demais, ou de menos.
Outro problema que tenho enfrentado é ser temporária. Fico em desvantagem em relação a um residente permanente ou cidadão pois tenho "prazo de validade no país", não valendo a pena qualificar alguém para pouco tempo de serviço. Perdi mais de uma oportunidade de emprego por isso. Também enfrento o problema da língua, que mesmo conseguindo me virar bem, ainda tenho o sotaque bem acentuado, denunciando ser estrangeira (isso que não deixo escapar nenhum "tchê"... só um "bah", de vez em quando...). E quase todo dia alguém me pergunta: "tu não é daqui, né!?" "De onde tu vem?", geralmente seguida da clássica: "lá falam espanhol?". Já perdi oportunidade de emprego por isso também.
Apesar de ser um país de imigrantes, os empregadores tem, sim, preconceito a quem é de fora, principalmente quando há outra opção de mão de obra. Acredito que para quem é qualificado e pode exercer a profissão aqui seja bem diferente. O início, infelizmente, só não é difícil se há alguém aqui que possa amparar. Se não, cuide para não se iludir demais. É um país lindo, tem muito a oferecer social e economicamente, e vale a pena investir em carreiras duradouras aqui e estadia a longo prazo. Mas como nem tudo são flores, também existem problemas, e o início de carreira vai ser difícil em qualquer lugar, inclusive aqui.
Mais adiante, quando tiver sucesso nessa busca, compartilho com vocês a fórmula mágica. Também escreverei futuramente dicas para fazer o Resume e Cover Letter para quem está pensando em vir para cá, mas antes preciso estar bem afiada nisso - o que meu insucesso denuncia que ainda não é a hora.

Leia também sobre o "jeitinho brasileiro" em empregos canadenses, texto complementar a este.

21 comentários:

  1. interessante, a quanto tempo está no Canadá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há pouco tempo, cerca de 1 mês e meio...

      Excluir
    2. Acho que já sabia de todos esses percalços, né? Digo, penso que você estava preparada para o fato de que teria de recomeçar e que seu diploma teria de ser validado, assim como qualquer pessoa de fora do Mercosul ou que não seja de Portugal precisa fazer em relação ao Brasil.

      Excluir
    3. De toda forma, força aí, que as recompensas serão inúmeras: tenho certeza de que, uma vez passados os problemas e estando a pessoa preparada psicologicamente, o que vem depois vale e muito a pena.PS: não falo por mim, falo pelos conhecidos que viajaram e conseguiram, depois de passar por tudo o quanto você está passando agora!

      Excluir
    4. Sim, sabia dos percalços e que não seria tão fácil, até por isso decidi compartilhar minha experiência agora. Encontrei muita gente aqui que não estava preparada pra isso e muitos que querem vir e não imaginavam esta dificuldade, então considero que esse texto atingiu seus objetivos. Obrigada pela força!

      Excluir
  2. Olá
    amei seu poster... Você ja tentou fazer uma especialização com o seu diploma de graduação, talvez seja melhor do que fazer outra faculdade, mesmo com seu diploma de mestrado, se informe depois me diga.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pensei em fazer doutorado. Mas ainda estou analisando todas as oportunidades e possibilidades, pois isso é a loooongo prazo... Quando tiver mais informações compartilho aqui!

      Excluir
  3. Gostei muito da sua postagem. Viver no exterior nem sempre é fácil e para uns é mais difícil ainda. Sem falar que quase sempre caímos na necessidade do QI (quem indica).

    ResponderExcluir
  4. Olá, parabéns pelo blog, estou lendo aos poucos. Pretendo ir para Vancouver e fazer um curso de 1 ano. Você conhece o mercado de trabalho por lá? Não tenho como me bancar por 1 ano sem trabalho e vejo que pra você está complicado. Basicamente procuro qualquer tipo de trabalho, já que como você mencionou, fica difícil comprovar experiência e diplomas. Parabéns pelo blog e pelas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafael! Vancouver tem um mercado de trabalho melhor por ser uma cidade maior e ter mais oportunidades, mas não acredito que vá fugir do QI e do mercado saturado para empregos sem qualificação. Eu tenho perdido bastante tempo aprendendo sobre como me apresentar (currículo e cover letter), e quando tiver segurança vou postar aqui um passo a passo. Se você puder ir procurando e aprendendo sobre isso já ganha bastante tempo, pois é bem diferente do que nós costumamos fazer no Brasil, a começar pela comprovação (desnecessária), em que sua palavra basta. O importante é mostrar que você sabe fazer aquilo que eles pedem, e isso não é nada fácil...

      Excluir
  5. Muito obrigado!
    Me tirou muitas dúvidas.

    ResponderExcluir
  6. Olá, prazer, sou Melissa moro em Curitiba e estou estudando a possibilidade de imigrar com minha familia (esposo e filha de 4 anos). Pesquisando a respeito, encontrei seu post. Sou formada em licenciatura e música e atuo como professora do estado há 15 anos. Pergunto: Com sua vivencia no Canadá, você tem algum conhecimento a respeito da área de Música, show business e afins e se a nossa música brasileira tem algum reconhecimento no paíse se teríamos alguma possibilidade de lecionar ou mesmo trabalhar com produção? Fico no aguardo da sua resposta meu email é mel_mozer@yahoo.com.br e meu facebook é Melissa Mozer. Obrigada pela sua colaboração em compartilhar suas experiencias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo o que for multicultural é valorizado aqui, e a música brasileira não será diferente. Você é concursada? Será que vale a pena largar a estabilidade por um sonho, que parece melhor, mas não te garantias? Te pergunto pois me fiz essas perguntas antes de vir. No meu caso, larguei concurso público e não me arrependo, apesar de estar desempregada agora, pois ganhei qualidade de vida e uma vivência única. Mas realmente não sei se quero ficar aqui para a vida toda. Recomendo vir passar as férias primeiro para ver se gosta e se vai se adaptar, para depois pensar na imigração como definitivo. Se tiver mais dúvidas, me escreva: psicoanaise@gmail.com

      Excluir
    2. Olá, obrigada por retornar! Sim sim, inclusive eu e meu marido vamos em julho pra Toronto..passaremos apenas 10 dias... espero já ter uma noção...
      Quanto a imigrar, penso que agora tenho uma filha e as perspectivas de futuro aqui no Brasil não são das melhores..Mas se souber de alguma dica, site ou blog para informações a respeito do mercado e politica cultural, agradeço imenso..Outra pergunta: e quanto ao empreendedorismo, é possível abrir um negócio, quais são as políticas, os procedimentos? sabe, de alguma experiencia?

      Excluir
  7. Concordo contigo, as perspectivas para tua filha são muito melhores aqui. Claro que o início nunca é fácil, mas recompensa.
    Não sei te orientar sobre empreendimentos, mas conheço alguns imigrantes que não conseguiram emprego e investiram em negócios próprios e estão ótimos hoje. Vou me informar e te retorno!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana, legal, valeu mesmo, se souber de novidades ou experiencias que possam ser compartilhadas ajudará muito, mais uma vez, agradeço sua atenção e sucesso nos seus objetivos por aí! Ficaremos em contato!! Abçs! :D

    ResponderExcluir
  9. Olá, Ana, gostei muito de seu artigo, pois não mascarou nada. Sou uma das pessoas interessadas a ir para o Canadá em definitivo, mas estou juntando dinheiro para um doutorado. Sabe me dizer se se eu me formar em doutorado no Canadá, poderei exercer o doutorado, isto é, ser empregada pelo diploma que conseguir aí? Não pretendo fazer revalidação de diploma assim que chegar, pois é muito caro e em outra província da que já escolhi para o doutorado. Já me disseram que sim, que poderei trabalhar apenas no doutorado, mas não como clínico geral - em odontologia é o meu diploma.
    Pergunto pois gostaria de outras opiniões; obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Exatamente, você poderá trabalhar somente pelo doutorado - ou seja, somente em meios acadêmicos. Para trabalhar em clínica ou empregos que envolvem clínica, será necessário validar o diploma. Te aconselho a fazer isso depois do doutorado, pois tendo um diploma canadense o processo é bem mais fácil (eles reconhecem mais por saber que você foi treinado nos moldes deles). E sim, é caro... Mas você já pesquisou sobre bolsas concedidas a estrangeiros? Cada universidade tem suas regras. E se vier já como imigrante, o valor é mais baixo, o mesmo que um cidadão paga. Se não, o processo de imigração também é facilitado por você fazer o doutorado aqui.
    Ótima escolha, e bem consciente. Tomara que tudo dê certo, pois tem tudo para que assim seja!

    ResponderExcluir
  11. Olá;
    Sou gaucha (sul do estado), já estive no Canadá antes (como estudante) e pretendo voltar, mas como imigrante.
    Sou formada em Hotelaria e, estou concluindo um curso de Administração. Sei que ambas as areas não são regulamentadas. Dessa questão do QI (quem indica)eu não tinha conhecimento.
    Minha pergunta é: o que vc faz quando não tem o maldito QI ?
    Eu sei da minha dificuldade em conseguir emprego aqui no Brasil. Já tirei curso do curriculo, tirei experiencias de trabalho antigas e, estou desempregada desde julho de 2013.
    Está muito difícil !!
    Meu grande medo em i para o Canadá, é justamente em relação à isso: emprego.
    Boa sorte !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Catherine! Entendo muito bem tua preocupação...
      Em relação ao QI, o que acabou funcionado comigo e sei que com muitas outras pessoas é começar com voluntariado. Muitas organizações precisam da força dos voluntários para funcionarem, e se você se dispõe a doar tempo livre acaba ganhando, entre tanta coisa boa, referências para empregos. Além disso, toda experiência com voluntariado é bem valorizada no currículo.
      Outra opção, para quem vem estudar inglês, é utilizar os professores e diretores da escola como referência também. Não é garantido, mas é uma saída.
      De resto, dependemos de muita sorte e esforço em fazer currículos, adaptá-los a cada aplicação de emprego e enviar a todos os cantos possíveis e imagináveis. Ir pessoalmente entregar o currículo também ajuda.
      Desejo muita felicidade na sua imigração e no (re)começo da vida aqui. Acredito que, por ter um histórico de já ter estado no Canadá, isso pode te facilitar. Emprego é difícil em qualquer lugar, mas com tu já deve saber, as perspectivas no Canadá são melhores que no Brasil. Por menores que sejam os salários, o poder de compra é maior, e a imigração acaba sendo um investimento a longo prazo. E tomara que seja a melhor opção pra ti. A tua área é sempre requisitada, e por não precisar validar diploma, tu já tem meio caminho andado. Só cuida para manter os pés no chão.
      Boa sorte!

      Excluir